O clássico xadrez….é um hit contemporâneo!

Principalmente para o verão e também para o inverno 2011, as estampas xadrezes parecem continuar em alta com apenas algumas modificações, como nas cores (receberam as cores do verão) (1) e as camisas ganharam algumas versões com capuz e outras variações. As camisas xadrezes começaram a aparecer em algumas coleções há algum tempo atrás, com referencias ao movimento grunge da década de 90 (iniciado em Seattle), que é basicamente composto por xadrezes, coturnos, sobreposições e jeans mais destruídos, peças também em alta. O xadrez não fica só nas camisas, eles estão presentes em calças, bermudas e até em acessórios femininos. São encontrados facilmente em lojas de departamento e tem opções pra dias quentes e frios, alem de poderem ser facilmente combinados com outras peças e até mesmo estampas.

-Tipos:

Tartã (1): é do tipo tradicional escocês, com nuances de vermelho e malha de tamanho médio ou grande.

Madras(2): sua padronagem é xadrez, mas sua confecção é diferenciada. É encontrada em tecidos leves, com cores sóbrias. Surgiu na Índia.

Vichy(3): é o xadrez cuja malha é de tamanho reduzido, encontrado em vermelho, branco e preto principalmente.

Príncipe de Gales(4): presença de cores sóbrias, como bege, cinza e preto e linhas finas.

Burberry(5): conhecido mundialmente por estar presentes em bolsas, casacos e até guarda-chuvas da marca. As cores do tipo tradicional variam entre bege, marrom e vermelho.

-How-to-wear:

O xadrez pode valorizar ou estragar totalmente uma combinação, por isso requer muito cuidado. O básico da combinação consiste em misturar peças lisas de cores presentes na estampa ou cores neutras, como por exemplo, uma camisa xadrez de tons azulados com uma camiseta e calça azul ou branca (2). Xadrez com xadrez também é válido, mas muito complicado, pois as duas estampas devem casar com relação às cores, ao tamanho da estampa e a modelagem da peça. Uma bermuda xadrez bege combina com camisa também xadrez de tons marrons, podendo o tamanho das estampas ser do mesmo tamanho ou uma um pouco maior do que a outra. Outras estampas como os florais também ficam muito legal com xadrez e seguem as mesmas regras de combinação (3). Por estar associada à tendência country, deve-se atentar ao usar camisa xadrez com botas de cowboy (4). Outro detalhe vai para o fato de que pessoas acima ou abaixo do peso devem prestar atenção na direção das listras de cores fortes. As listras escuras quando na vertical emagrecem e deixam a pessoa mais alta, já as listras mais claras tem efeito oposto.

(5) Uma ideia da utilização do xadrez na composição de um look mais clásico.

(6) Couro misturado com xadrez reforça a tendência grunge. Look com pegada mais rock.

Anúncios

1 Response so far »

  1. 1

    Wanessa said,

    muito bom ! o xadrez entrou com tudo, e é essencial saber o que fica ou não legal pra compor um look bacana . ;*


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: